Sintra – 18 a 21 de Fevereiro de 2012

Sábado:

O fds prometia...!!

Tempo esplendoroso, trilhos definidos, paisagens fantásticas e monumentos obrigatórios a visitar!

Saímos no sábado bem cedinho, rumo ao ponto mais ocidental da Europa! Éramos um grupo reduzido, ao qual se juntaram alguns já conhecidos Domingueiros mas também uns destemidos Ermesindenses que nos encontraram na net (e que bem estudaram o perfil dos Domingueiros!)

Partindo do Cabo da Roca, trilhamos a costa, subindo e descendo encostas, com uma paragem obrigatória para disfrutar a magnífica praia da Pedra da Ursa (e como valeu a pena o esforço!). Depois, num desvio ao trilho inicialmente traçado passamos perto da conhecida Praia da Adraga e ao fim de cerca de 7 kms regressamos ao ponto de partida. Depois de um merecido repasto fomos verificar a qualidade da famosa Ginginha em copo de Chocolate, a qual foi aprovada por unanimidade!


Domingo:

Ponto de Encontro no Palácio Nacional de Sintra, partimos em direcção a Monserrate, onde iniciamos o trilho que nos levou pela serra dentro e onde pudemos avistar alguns dos famosos monumentos de Sintra. O ponto alto foi o local escolhido para almoço... uns rochedos bem, bem, bem lá no alto, de onde avistamos toda a cidade e arredores.... uma paisagem de tirar o fôlego... foi difícil a subida (em jeitos de autentica escalada) mas valeu bem o esforço.... depois, regressando ao trilho, passamos pelo Convento dos Capuchos e regressamos a Monserrate, onde entramos e pudemos disfrutar da beleza do Palácio, mas ainda mais impressionante os fantásticos jardins!!! Foram cerca de 10 kms entre trilhos, palácios e respectivos jardins, pelo que para recuperar do desgaste, no fim do dia fomos obrigados a parar na famosa "Piriquita" para provar queijadas e travesseiros de Sintra... e pronto, estavam repostos os níveis de açúcar para continuar a caminhar no dia seguinte!


Segunda:

Dado que o trilho previsto para este dia era muito parecido com o do dia anterior, o grupo decidiu, unanimemente, fazer umas alterações..... Assim, marcamos encontro no Castelo dos Mouros! Pois é verdade... o pessoal do Norte decidiu invadir este local! (a única baixa que tivemos foi a Sandra que teve um pequeno percalço, estamos certos que foi uma armadilha dos Mouros, mas ainda estamos a apurar o factos... e mesmo assim ela saiu pelo próprio pé!) Calcorreamos todo o Castelo de onde se tem uma vista magnífica sobre Sintra, aproveitando a hora matutina que nos permitiu caminhar e tirar excelentes fotos, sem grandes atropelos..... e quando derrotamos todos os Mouros que vimos pela frente, saímos em direcção ao tão ansiado Palácio da Pena. Aqui sim... foi difícil encontrar um espaço livre para tirar fotografias (sem intrusos) mas os Domingueiros lá entraram e visitaram o interior do Palácio, os aposentos, salas e salões de Reis e Rainhas! Depois exploramos os jardins, aqui já com menos "turistas", pelo que pudemos aproveitar para almoçar na Mesa da Rainha e depois ainda visitar o fantástico Chalet da Condessa d'Edla que foi recentemente recuperado. Finda a caminhada (não contabilizamos os kms, mas acho que foi o dia que caminhamos mais....) jantamos todos juntos e fomos festejar o Carnaval com Ginginha, Caipirinha e Irish Coffee!


Terça:

Para o último dia reservamos a Quinta da Regaleira... e foi de facto, um regalo.... sem dúvida um dos mais enigmáticos monumentos de Sintra! O tempo que demorou a projectar..... os pormenores todos com uma exuberância decorativa.... e o resultado final magnífico... A reter: O Poço Iniciático, o Poço Imperfeito, as imensas grutas labirínticas, a maioria sem qualquer luz, onde apenas as lanternas dos telemóveis permitiram ajudar a explorar, a Capela de estilo Manuelino, as torres, o Patamar dos Deuses... enfim foi um encerramento de fim de semana que ficou gravado nas nossas memórias.... Depois de um almoço muito apetitoso, regressamos ao Norte, com sentimento de dever cumprido e com a memória cheia de belas paisagens, excelente convívio...... e os músculos das pernas bem treinados (ou melhor dizendo... doridos!)....


Até à próxima caminhada!!!